Veja o que acontece com as pessoas que não fazem a declaração

Imposto de Renda – Certamente todo cidadão brasileiro que preza em sempre estar em dias com os seus impostos conhecem bem os principais deles que devem ser pagos. E é por isso que todos os anos pessoas físicas ou jurídicas devem fazer a sua declaração do Imposto de Renda.

Para aqueles que não sabem, o Imposto sobre Rendimento ou Imposto de Renda 2018 é uma taxa cobrada pelo governo de cada país para empresas ou trabalhadores e que devem ser entregue ao Governo Federal.

Lendo o artigo a seguir você poderá estar se informando ainda mais a respeito deste importante imposto. Portanto, continue acompanhando para não perder nenhum dado importante.

Diferença entre IRPF e IRPJ

Para os cidadãos que não sabem, existem dois tipos de Imposto de Renda, são eles o IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), que é cobrado para todos os trabalhadores e também o IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica), este que é cobrado para empresas.

No Brasil o cálculo deste tributo baseia-se de acordo com a renda feita obtida pelo contribuinte ou empresa, seja por fruto do seu próprio trabalho ou capital. Nessa renda é aplicada uma porcentagem tomando base em uma tabela, esta que é criada pelo órgão de fiscalização brasileiro.

Depois de ter acompanhado essas importantes informações a respeito do Imposto de Renda, ficará muito mais fácil estar realizando o a sua Declaração de ajuste anual. Em caso de maiores dúvidas deixe o seu comentário logo abaixo.

Como Declarar o seu Imposto de Renda

Como já vimos, todos os anos o Imposto de Renda deve ser pago por todo cidadão brasileiro, sela ele pessoa física ou jurídica e o órgão responsável por estar fazendo o recolhimento deste tributo é a Receita Federal.

O pagamento do do Imposto sobre Rendimento é realizado através de uma declaração de Imposto de Renda, esta que é conhecida também como declaração de ajuste anual. Nela o contribuinte deve informar quanto de Imposto está devendo para o governo e pode descobrir também se existe alguma restituição sobre valores pagos a mais.

Declarar o seu Imposto de Renda é uma obrigação que deve ser feita por todos os trabalhadores que possui um rendimento que seja maior que o valor mínimo estabelecido pelo Governo.

imposto de renda 2018

No site da Receita Federal é possível encontrar todas as informações e recursos necessários para poder estar realizando a sua declaração de ajuste anual, basta acessar através do endereço www.idg.receita.fazenda.gov.br. Este órgão é responsável também pelo monitoramento da “Malha Fina”.

A malha fina é um termo popular que foi dado para o cruzamento das informações que foram prestadas pelos cidadãos que declararam o Imposto de Renda e é através dela que é feita a verificação da autenticidade das mesmas.

Punições para quem não paga o Imposto de Renda

Todos os cidadãos sabem da importância que é estar declarando o seu Imposto de Renda, portanto nenhum deles querem ser punidos pelo atraso ou a falta do pagamento do mesmo.

Aqueles contribuintes que não declaram o Imposto de Renda sofrem penalidades que são aplicadas pelo Governo Federal e em casos de maior gravidade, a situação pode complicar muito para o cidadão.

imposto de renda 2018

A entrega da declaração com algumas incoerências, atraso de pagamento sem juros e multa são alguns casos que resultam em penalidades que terão valores mais elevados.

Em casos de ocorrência de contribuinte que foi pego na Malha Fina, este cidadão poderá ser convidado pela Receita Federal para ir até uma de suas Unidades prestar o esclarecimento da situação.

Existe a possibilidade de ter havido um engano, mas caso a acusação seja verídica, as multas podem variar entre 37,5% até 225% do valor que está sendo devido mais a Selic.