Estou com zero créditos na Nota Fiscal Paulista. O que houve?

O programa Nota Fiscal Paulista é uma iniciativa do Governo de São Paulo cujo o objetivo máximo é o de combater ferozmente a sonegação de impostos por conta dos comerciantes e empresas prestadoras de serviço. Como parte do programa, até 30% do dinheiro recolhido no ICMS desses estabelecimentos é repassado para os consumidores, que poderão utilizar esses créditos para abater no pagamento do IPTU, como forma de desconto, ou então transferir para uma conta bancária.

Contudo, para fazer parte do programa, é necessário realizar o cadastro na página oficial do Nota Fiscal Paulista para poder a ter os créditos depositados em seu CPF. No entanto, mesmo estando cadastrado no programa e tendo realizado compras e exigindo a nota paulista em seu CPF, muitas pessoas tomam um susto ao conferir seus créditos e perceber que estão zerados.

Nota Fiscal Paulista

consultar nota fiscal

Antes de tudo, não há necessidade de desespero! Confira a seguir as três razões principais de o porquê de estar crédito R$ 0 em sua conta. Veja só:

1 – O cálculo dos créditos não é feito em tempo real

Pode demorar bastante tempo até que os créditos das compras realizadas, recentemente, sejam creditados em sua conta. A demora é um dos pontos negativos do programa, e por conta disso muitas pessoas acabam se esquecendo que tem dinheiro a receber. Ao entrar em sua conta, o usuário deverá clicar na opção “situação de crédito” para ver como anda o status. Se estiver aparecendo “a calcular”, isso quer dizer que o dinheiro vai entrar na sua conta, só não tem um prazo.

2 – O programa só libera valores acima de R$ 25,00

O NFP só permite que você faça a transferência do dinheiro para sua conta quando seu CPF possuir mais de 25 reais em crédito. Isso quer dizer que você já tenha algum valor em seu CPF, só que não atingiu os 25 para ser creditado. Então, a dica é realizar mais compras em estabelecimentos cadastrados e emitir as notas em seu nome (e CPF).

3 – Nem toda a loja gera créditos

É preciso ver quais são as lojas que estão cadastradas no programa, pois nem todos os estabelecimentos que emitem nota fiscal paulista, vão transferir parte do ICMS para os consumidores. Isso se deve pelo tipo de impostos que eles pagam. Por isso é importante consultar os tipos de estabelecimentos cadastrados no NFP.

Lista de estabelecimentos cadastrados

Nesse link: http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/lista_aprovacao.shtm é possível consultar todos os tipos de estabelecimentos, suas categorias e endereços que emitem a nota fiscal paulista. Confira a seguir onde você pode fazer compra e pedir a nfp: livrarias e bancas de jornal, postos de gasolina, lojas de informática e tecnologia, lojas de artigos de uso doméstico, material de construção, lojas de variedades, roupas e acessórios, pet shops e serviços veterinários, papelaria e escritório, etc.

Para saber a lista com todos os estabelecimentos cadastrados na NFP, acesse o link acima para poder realizar uma consulta completa.

Vantagens em pedir sua Nota Fiscal Paulista ao realizar o pagamento de suas compras

Além dos créditos que podem ser utilizados como desconto no IPTU ou ser transferidos para sua conta, outra vantagem do programa são os sorteios. Algumas vezes por ano, são sorteados prêmios em dinheiro para todos os consumidores que pagam suas compras e exigem a nota fiscal com o seu CPF. Dessa forma, além dos créditos devolvidos, os consumidores também concorrerão a outros benefícios. Além de ajudar a combater a corrupção e a sonegação de impostos em seu Estado.

E você, está passando por essa situação de estar com o saldo zerado? Você achou o seu problema aqui no artigo? Faça um comentário e compartilhe sua experiência com a gente.